terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Servidores municipais da educação decidem manter mobilização em prol do 13º salário em Caxambu


Educadores da rede municipal de Caxambu se reuniram extraordinariamente na tarde desta terça-feira (26 de janeiro) no Sind-UTE/MG para debaterem as novidades da luta pelo pagamento do 13º salário atrasado de 2015, e deliberarem os próximos passos da mobilização.

Na ocasião, o sindicato apresentou aos presentes o que foi realizado na última semana e que fora decidido na reunião anterior. Além dos dois requerimentos protocolados na prefeitura, informou que a representação do Sind-UTE/MG Caxambu no Ministério Público foi acatada pela promotora Tânia Nagib, e que a mesma interpelou a Prefeitura, cobrando o pagamento de suas dívidas com os servidores (13º salário) antes de efetuar qualquer tipo de gasto com festividades (veja o documento do MP ao final da matéria).

Após, os presentes debateram a posição da prefeitura, que soltou nota no dia anterior informando que pagaria uma "1ª parcela" do 13º no dia 05 de fevereiro. A principal indagação dos professores e do sindicato é que parcelamento é esse? É facil falar em parcelamento nesse momento (mas as contas atrasadas dos trabalhadores geradas pela irresponsabilidade da prefeitura não é parcelada), porém, em quantas vezes será parcelado? Com o histórico de promessas vazias e traíções, como podemos confiar nesse senhor?

Diante desses apontamentos, a reunião decidiu por manter a mobilização, ainda com mais força durante a primeira semana de volta às aulas (os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro) com o objetivo de conscientizar o total da categoria municipal - professores, funcionários de escolas e motoristas do transporte escolar - a somarem forças à luta coletiva, e construir a assembleia geral dos servidores municipais da educação, a ser realizada na quinta-feira, 04 de fevereiro, a fim de tomar as decisões mais fortes para obter o pagamento real de todo o 13º salário atrasado.

Ao final, os presentes concluíram a necessidade dos educadores de Caxambu avançarem na sua organização sindical na cidade. Os servidores municipais da Educação não podem ficar mais abandonados, e que a sua luta deve estar organizada em um sindicato forte, combativo, democrático e participativo, ampliando o consenso que os trabalhadores da rede municipal de educação se sindicalizem coletivamente ao Sind-UTE/MG subsede Caxambu.




Resposta encaminhada pelo Ministério Público ao Sind-UTE/MG Caxambu e cópia do documento do MP encaminhado à Prefeitura Municipal









    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com