terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Um Feliz Natal para todos!

A nossa luta vai continuar...

Mais um ano que chegou ao fim,
Esperança a renovar.
Feliz Natal, é hora de celebrar!

O nascimento do Menino Jesus,
Quanta luz a nos guiar.

35 anos de lutas e conquistas,
Se muito valeu até aqui, mais ainda
Valerá o amanhã.

Amizade, fé e união,
Saúde, segurança e educação.

Cada um de nós, empunhando essa bandeira,
Com garra, força e determinação.

Que o ANO NOVO chegue para validar,
A nossa disposição para a luta continuar.

O Sind-UTE/MG subsede Caxambu deseja a todos os
 trabalhadores e as trabalhadoras em educação de Minas Gerais 
um 2015 de boas lutas e grandes conquistas.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Recesso de final de ano do Sind-UTE/MG subsede Caxambu

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - subsede Caxambu - informa que entrará em recesso no dia 22 de dezembro (segunda), e retornará com as suas atividades no dia 12 de janeiro de 2015.

Um feliz Natal para todos e um ótimo 2015. São os votos do Sind-UTE/MG subsede Caxambu.


sábado, 20 de dezembro de 2014

Plenária de Democratização da SRE Caxambu conta com mais de 200 participantes

Hoje, 20 de dezembro, se realizou nas dependências do Cine Minas, a Plenária Regional de Democratização da SRE Caxambu, organizada pelo Sind-UTE/MG subsede Caxambu. A plenária contou com a participação de mais de 200 trabalhadores em educação da rede estadual das cidades de Caxambu, Baependi, São Lourenço, Conceição do Rio Verde, Soledade, Itanhandu, Cruzília, Serranos, Seritinga, Pouso Alto, Passa Quatro e Aiuruoca. 

A plenária começou apresentando a situação a nível estadual e a conquista do direito da categoria em
decidir seu futuro. Debateu-se também o novo papel que as SRE's e a educação pública deveriam ter nos próximos anos. A construção da democracia interna e participativa e o fim do autoritarismo e da repressão foram os pontos principais das intervenções dos trabalhadores.

Em seguida, a plenária debateu o perfil das possíveis candidaturas ao cargo de diretor II da SRE Caxambu. Nas falas dos participantes, ressaltou-se a importância de um diretor que sustente o processo de democratização interna, como também a abertura ao diálogo e o respeito à categoria. Nesse momento, se apresentaram cinco candidatos. Todos, após uma breve fala, assinaram a Carta-compromisso com os Trabalhadores em Educação, com uma série de compromissos que o indicado da categoria assumiria ao assumir a gestão.

O pleito, realizado por urna de acordo com a vontade da plenária, ocorreu de forma tranquila. Ao final, o candidato eleito foi a prof.ª Adelaide Maria Casas, com 126 votos. Em segundo 2º lugar a prof.ª Mauricéa Neves Rocha, com 35 votos. Em terceiro o prof. Fabiano Prado com 19 votos, Francisco Manuel Viotti ficou com 12 votos e a prof.ª Eliane Fleming com 1 voto.

De acordo com o Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG, a plenária ocorreu de forma tranquila, dentro do possível. "Sabemos que nem tudo foi perfeito, mas chegamos perto diante da magnitude da plenária. Foi uma grande conquista do sindicato e dos trabalhadores em educação. E esperamos que a mobilização que ocorreu em torno dela se reflita em uma participação maior da categoria na luta por seus próprios direitos, como salários justos, valorização profissional e mais investimentos na educação", ressaltou Cássio.

A indicação da categoria será encaminhada para o escritório central do Sind-UTE/MG em Belo Horizonte (ata, lista de votação, ficha da indicada), que encaminhará para a equipe de transição do novo governo.








 


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Novo local da Plenária Regional de Democratização da SRE Caxambu


ATENÇÃO TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL:

Já conseguimos um novo local para a Plenária Regional de Democratização da SRE Caxambu. Irá ocorrer no Cinema de Caxambu, localizada na praça 16 de Setembro - Centro. O dia e o horário continuam o mesmo (20 de dezembro, às 9 horas - credenciamento).

Relembramos que a plenária será um espaço de debate sobre a democratização do papel das Superintendências Regionais de Ensino. Haverá toda uma dinâmica específica de plenária, no qual primaremos pela democracia coletiva.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ATENÇÃO: Atual superintendente da SRE Caxambu tentou inibir a Plenária de Democratização. MAS A PLENÁRIA ESTÁ DE PÉ!

Atenção trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais.

A atual diretora II (superintendente) da SRE Caxambu, percebendo que a Plenária Regional de Democratização é fato consumado e legitimado pela categoria em movimento, tentou prejudicar a atividade ao proibir a diretora da Escola Ruth Martins de Almeida de emprestar o salão do estabelecimento de ensino. De acordo com a nota da SRE, é proibido o empréstimo de escolas para evento político-partidário (lei 238/14). Portanto, ela faz uma interpretação de má-fé da lei para impedir a mobilização dos trabalhadores em educação da região.

Lembramos para a atual gestora da SRE que o Sind-UTE/MG não é partido; é entidade sindical dos trabalhadores em educação da rede estadual mineira e reconhecida legalmente pelo Ministério do Trabalho. O sindicato sempre usou esse espaço para reunir-se com a categoria. E é direito dos trabalhadores se organizarem e se mobilizarem. Percebemos que, na verdade, ocorre por parte da dela a "prática antissindical", proibida pelo artigo 37, inciso VII da Constituição Federal de 1988, pela Lei 7.783/89 e condenada pela Convenção 151 da OIT, além de ir contra o que acreditamos ser um regime primado pela democracia.

Informamos que a intenção dela em prejudicar a plenária falhou. A PLENÁRIA REGIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO DA SRE CAXAMBU CONTINUA DE PÉ, NO MESMO DIA E HORÁRIO. Até quinta-feira divulgaremos o novo local. Todos podem ficar despreocupados, o novo local será divulgado pelos meios necessários para que todos saibam. Além disso, haverá avisos em frente a Escola Ruth Martins para indicar o novo local da plenária.

A participação de todos é fundamental. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

Dia: 20 de dezembro,
9 horas


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mini-curso preparatório para o concurso da Rede Estadual de Educação (SEE/MG)

ATENÇÃO: AS PRÉ-INSCRIÇÕES SE ENCERRAM NO DIA 31 DE DEZEMBRO. NÃO SERÃO ACEITAS AS PRÉ-INSCRIÇÕES REALIZADAS APÓS ESSE DIA.


O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) - subsede Caxambu - organizará em janeiro e fevereiro o mini-curso preparatório para o Concurso da Rede Estadual de Educação (SEE/MG), para auxiliar os colegas professores e servidores da rede que pretendem prestá-lo.

O objetivo é ajudar os colegas que ainda não tem um vínculo seguro com o Estado (vínculo efetivo) a estarem preparados para o concurso, que será realizado em 8 de março de 2015. Contudo, como há gastos com a contratação dos professores e material didático, as vagas serão restritas aos colegas filiados ao Sind-UTE/MG ou aqueles que se filiarem no ato da inscrição. O curso é totalmente gratuito.

Serão ministrados duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Elas serão as matérias comuns à todas as áreas do concurso. O curso terá inicio no dia 19 de janeiro de 2015, de segunda a quinta no mês de janeiro (as aulas de fevereiro serão programadas de acordo com a disponibilidades das turmas).

Aos interessados, será necessário fazer uma pré-inscrição clicando no link abaixo:
Pré-inscrição para o mini-curso preparatório para o concurso da Rede Estadual de Educação (SEE/MG).

No primeiro dia do mini-curso, serão efetivadas as inscrições mediante a apresentação do contracheque (ou ficha de filiação preenchido e carimbado no órgão de lotação) e documento com foto.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Conselho Geral do Sind-UTE avalia 2014 e organiza as próximas lutas

No último dia 6, cerca de 200 lideranças do Conselho Geral e de todas as regiões do Estado se reuniram em Belo Horizonte. Na pauta discussão de conjuntura, demandas da rede estadual e reuniões da equipe de transição, apresentação de prestação de contas do exercício de 2013, VII Conferência Estadual de Educação e Imposto Sindical 2014.


A direção do Sind-UTE/MG apresentou demandas da educação à equipe de transição do Governador Eleito Fernando Pimentel. A entidade participou, em novembro, de duas reuniões com a equipe de transição. Foram apresentadas as seguintes questões:

1) Democratização das Superintendências Regionais de Ensino

Apesar das indicações para os cargos de Superintendentes Regionais de Ensino existirem há muito tempo, na última década, pudemos presenciar a prática corriqueira de autoritarismo, de falta de democracia, de incoerência e de repressão aos trabalhadores em educação, que ousaram questionar os absurdos do governo de Minas Gerais. E essa prática se desenvolveu desde as mais altas esferas do Estado, descendo e se estabelecendo entre os seus agentes locais. E tudo isso para atender a interesses exteriores (por muitas vezes, individuais e oportunistas) em contramão aos interesses da comunidade escolar. As Superintendentes Regionais de Ensino cumpriram o papel de perseguir a categoria, fomentar a abertura de processos administrativos disciplinares contra lideranças das greves da categoria de 2010 e 2011. Incentivaram o assédio moral e práticas antissindicais, causando ainda mais o adoecimento da categoria.

O papel das Superintendências não deve ser de polícia, mas de respeito à autonomia da escola, de assessoria e apoio pedagógico, respeitando a autonomia da escola e do professor. O loteamento de cargos públicos para atender a interesses privados ou barganhar apoio político foi a marca do atual governo. Esta prática só trouxe prejuízos para a educação pública. Há anos, reivindicamos que a categoria e a comunidade escolar tenham o direito de eleger seus gestores, da forma mais democrática possível, que tenha como princípios o diálogo, a democratização, a coletividade e a luta por uma educação transformadora e libertadora. A eleição direta para Superintendente Regional de Ensino tem sido reivindicada pela categoria há anos. Até a construção deste processo de eleição, reivindicamos a renovação de todas as Superintendências, por meio de um processo de transição em que, em plenárias regionais, a categoria eleja quem responderá pelo cargo em sua região.

2) Quadro de escola

A escola estadual mineira está um caos. O atual governo jogou a maioria da categoria em vínculos precários, nomeou concursados para fração de aulas, retirou professores de Ensino Religioso e Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fechou laboratórios de Ciências, impôs acúmulo de tarefas para o Assistente Técnico, impediu a mudança de lotação, fechou o Ensino Noturno, estabeleceu turno preferencial, impôs o sexto horário, entre outras ações. Assim, o governo impediu que a escola se organizasse para atender a sua comunidade, desrespeitou direitos de estudantes e trabalhadores em educação. As resoluções e decretos sobre a organização da escola não foram dialogados com ninguém da comunidade escolar. É fundamental que, imediatamente, seja negociado com a categoria e organizado um novo quadro de escola, de modo que as distorções sejam corrigidas, direitos e restrições médicas sejam respeitados, a situação dos servidores da Lei Complementar 100/07 seja negociada, a escola seja organizada com o direito de mudança de lotação, de completar o cargo, retorno dos professores de Ensino Religioso e Educação Física, organização da nomeação dos concursados, com transparência e respeito aos direitos da comunidade escolar.

3) Resoluções publicadas após as eleições

Solicitamos que as resoluções publicadas pela atual Secretaria de Estado da Educação sejam revistas. Elas foram publicadas sem dialogar com a categoria nem comunidade escolar.

4) Anistia

Entregamos, em anexo, a proposta de anistia à categoria que participou das greves de 2011 e 2014 e das paralisações dos anos de 2012 e 2013. O atual governo perseguiu os trabalhadores em educação, puniu quem fez a luta coletiva e processou administrativamente dezenas de lideranças. Esta situação precisa ser corrigida

5) Cronograma de reuniões
O governador eleito, Fernando Pimentel, assinou documentos se comprometendo a atender reivindicações da categoria como
o pagamento do Piso Salarial e o descongelamento da carreira. Solicitamos que seja estabelecido um cronograma de reuniões para o início imediato das negociações.

6) Projeto de terceirização

O governo de Minas encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 5.591/14, que altera o Plano de Carreira da Educação. De acordo com o projeto de lei, não haverá mais ingresso na carreira de Auxiliar de Serviços da Educação Básica, nem designação para o cargo, cujas funções serão terceirizadas. Reiteramos o nosso posicionamento contrário a este projeto de lei. O governador eleito, Fernando Pimentel, assumiu compromisso, quando candidato, em não terceirizar serviços na educação.

7) Auditoria da dívida da educação

Sempre atento ao seu papel cidadão, o Sind-UTE/MG denunciou todas as questões que envolveram a não aplicação de recursos da educação. Infelizmente, nada foi apurado. Solicitamos a realização de uma auditoria nos contratos e consultorias dos últimos 12 anos e da aplicação do mínimo constitucional em educação.

8) Democratização da escola

Solicitamos que os diretores e vice-diretores, eleitos pela comunidade escolar em 2011, e que foram perseguidos pelo atual governo do Estado sejam nomeados em janeiro de 2015. Ainda, solicitamos que a comunidade escolar escolha, imediatamente, diretores e vice-diretores para as escolas que atualmente são dirigidas por diretores indicados ou sofreram intervenção. Considerando que o atual mandato de direção de escola está vencido, solicitamos que, no início de 2015, iniciemos o processo de construção do edital da eleição para direção das escolas estaduais.

A equipe de transição se comprometeu a repassar as demandas para o governador eleito para os encaminhamentos necessários.

Os conselheiros e as conselheiras também discutiram e deliberam pela organização das plenárias regionais, para discussão sobre a democratização das Superintendências Regionais de Ensino e escolha dos novos superintendentes, organização de uma campanha contra a terceirização do setor de Auxiliar de Serviços da Educação Básica que, para a designação de 2015, seja cobrada do governo transparência na divulgação de vagas e que as primeiras designações sejam nucleadas.

O início da campanha salarial educacional de 2015 será planejado com as subsedes em janeiro.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PLENÁRIA REGIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO DA SRE CAXAMBU

O Sind-UTE/MG tem desde o seu nascimento se dedicado à construção da democracia em todos os espaços públicos e na sociedade em geral. Não é a toa que o nosso sindicato esteve conjuntamente com a classe trabalhadora na luta contra a ditadura e pela redemocratização do país ao final da década de 1970 e nos anos 1980. Teve papel fundamental na luta e conquista da eleição para diretores de escolas em Minas Gerais, como também o reconhecimento dos conselhos escolares como órgãos legítimos da comunidade escolar. E dando continuidade a essa caminhada, o Sind-UTE/MG defende e reivindica a democratização das Superintendências Regionais de Ensino.

Em reunião com a equipe de transição do governador eleito Fernando Pimentel, a coordenação-geral do sindicato entregou um conjunto de demandas da educação, entre elas a necessidade de democratizar o papel e as gestões das SRE’s. Em resposta, a equipe de transição concordou com a substituição de todos os atuais gestores de SRE e se comprometeu em ouvir a categoria na escolha dos novos superintendentes regionais de ensino. É um importante passo para a construção de um processo eleitoral democrático e eficiente em um futuro próximo. 

Essa ação tem como objetivo combater os já conhecidos “loteamentos” de cargos públicos por acordos que só atendem aos interesses estranhos ao da categoria e da educação, e contribuir para a transformação das SRE’s em espaços de apoio pedagógico e administrativo eficiente às escolas, respeitando a autonomia escolar, os trabalhadores e os estudantes, e dar fim ao papel burocrático, mecânico, opressor e policialesco que existe atualmente. 


Diante desse compromisso, o Sind-UTE/MG, como entidade sindical representativa e mobilizadora dos trabalhadores em educação da rede estadual mineira, organizará as “Plenárias Regionais de Democratização das SRE’s”, nas quais todos os servidores da educação das mais diversas regiões poderão debater o novo papel que as Superintendências deverão ter nos próximos anos, como também indicar seus futuros gestores da forma mais democrática possível para o momento. Acreditamos ser importante a participação massiva de toda a categoria, assumindo para si esse papel atuante que influenciará a vida escolar e profissional de todos nós. 

O Sind-UTE/MG subsede Caxambu realizará a sua Plenária Regional no dia 20 de dezembro (sábado) às 09 horas, na Escola Ruth Martins de Almeida, em Caxambu. Será um importante momento para debatermos a democratização de nossa SRE, como também a indicação da categoria para o cargo de superintendente (qualquer trabalhador em educação da rede estadual poderá se apresentar como candidato na plenária). Participe você também. Unidos, somos muito mais fortes!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: A PLENÁRIA REGIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS SRE’s É EXCLUSIVA DOS SERVIDORES DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO DE CAXAMBU. SÓ PODERÃO SE CREDENCIAR, VOTAR E SE CANDIDATAR SERVIDORES QUE COMPROVAREM VÍNCULO COM O ESTADO (ATIVOS E APOSENTADOS) POR MEIO DE APRESENTAÇÃO DO CONTRACHEQUE (OBTIDO NA INTERNET E EM CAIXAS ELETRÔNICOS DO BANCO DO BRASIL) OU HISTÓRICO FUNCIONAL OBTIDO NOS LOCAIS DE LOTAÇÃO. QUEREMOS GARANTIR A TRANSPARENCIA E A IDONEIDADE DO PROCESSO, POIS A PLENÁRIA SERÁ REGISTRADA EM ATA, ASSINADA POR TODOS, E ENCAMINHADA PARA A COORDENAÇÃO-GERAL DO Sind-UTE/MG, PARA ENFIM SER ENTREGUE À EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO NOVO GOVERNADOR.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Campanha de mobilização contra a PL 5.591/14 (terceirização)

Na manhã desta quarta-feira (03/12) o Sind-UTE/MG subsede Caxambu, professores e ASB’s visitaram as escolas da cidade de Conceição do Rio Verde para conversarem com os colegas auxiliares de serviços sobre o projeto de lei 5.591/14.

O objetivo da visita do sindicato foi explicar o teor desse projeto e os prejuízos que isso acarreta. Muitos auxiliares compreenderam a situação e se comprometeram a estar em estado de alerta e conscientizar os demais colegas sobre a ameaça. A proposta é realizar atos em todo o Estado a partir de semana que vem, como forma de pressionar os deputados a não aprovarem esse projeto.

Uma vez aprovada, essa lei acabará com o cargo de ASB nas escolas estaduais, terceirizando o serviço, o que significa a perda do emprego de milhares de colegas, como também a precarização do trabalho e flexibilização de direitos dos demais que serão contratados pelas empresas particulares.

A direção estadual do Sind-UTE/MG, desde semana passada, mantém permanente contato com a ALMG, buscando convencer os deputados sobre os malefícios da terceirização. “Contudo, isso não basta. Somente a mobilização e a pressão da categoria poderão impedir esse ataque aos trabalhadores”, disse Cássio Diniz, diretor estadual do sindicato e coordenador da subsede Caxambu.

Especial agradecimento a companheira ASB Marli e aos professores Gracinha e Kelson, de Cruzília, que participaram e ajudaram nessa visita.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Convite para a inauguração do novo espaço do Sind-UTE/MG em Caxambu

Prezados colegas professores, auxiliares, secretários de escola e comunidade, gostaríamos de convidar a todos para a inauguração do novo espaço do Sind-UTE/MG (subsede Caxambu), e compartilhar com vocês esse importante avanço para o nosso movimento. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!


Dia: 13 de novembro
Horário: às 20 horas
Local: rua Dr. Enout nº 193, Centro - Caxambu


Sind-UTE/MG realiza Encontro Estadual de Aposentados com cerca de 2 mil participantes

Educadores mineiros aposentados dão exemplo de mobilização


A emoção marcou o primeiro dia do Encontro Estadual dos Aposentados, que acontece de 28 a 30 de novembro, no Hotel Resort Tauá, em Caeté, realizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Educadores aposentados respondem a mais um chamamento do Sindicato que, desta vez, é uma atividade em comemoração aos 35 anos da entidade.

Mil e setecentos filiados, vindos de todas as regiões do Estado, participam do evento, que teve início nessa sexta-feira (28/11). Na mesa oficial de abertura, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, destacou a expressiva participação dos educadores aposentados. “Vocês representam a história da entidade e dão exemplo de comprometimento com a luta da categoria.”

Foi apresentado o Vídeo Institucional 35 anos do Sind-UTE/MG, com depoimentos importantes que contam a história da trajetória vitoriosa de luta dos trabalhadores da educação mineira, desde a sua fundação (UTE), em 1979.


A representante da CUT/MG, Feliciana do Vale Saldanha, saudou os participantes reforçando que o papel da Central é apoiar a luta das diversas categorias em Minas Gerais. “A Central Única dos Trabalhadores e o Sind-UTE/MG têm, ao logo do tempo, construído uma história conjunta.”

Pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Juscelino Linhares Cunha, que se diz impressionado com o evento em Minas. “Nunca vi um Encontro Estadual de Aposentados como esse, com tantos educadores, até mais que um encontro nacional”, destacou. Segundo ele, os problemas vivenciados pelos aposentados são os mesmos no país afora, por isso, é importante manter a união dos trabalhadores afim de conseguir as melhorias que beneficiam ativos e aposentados, como a luta pelo piso nacional da categoria.


Homenagem

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, fez uma homenagem ao professor e sindicalista, Luiz Fernando Carceroni, falecido no último dia 22 de novembro. Ela lembrou o cotidiano do aguerrido dirigente sindical, que emprestou sua coragem quando esteve à frente de difíceis combates travados pelo Sind-UTE/MG, em defesa dos interesses dos profissionais da educação. “Luiz Fernando Carceroni fez da sua vida uma trajetória de lutas que nos possibilitou chegar onde estamos”.

Foi distribuído um folder com fatos marcantes de sua vida, entre elas, passagens de sua luta na greve de 1980, quando ele liderou o movimento juntamente com outros companheiros, foi preso no DPS e fez greve de fome. 

Carceroni foi também uma das lideranças sindicais que se mobilizou para a criação da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE), em 1979. Um marco histórico no movimento sindical mineiro e brasileiro, compartilhado com muitos outros guerreiros e guerreiras como a ex-presidente da então UTE, Rosaura Magalhães e a vice-presidente da primeira direção da entidade, Malvina Pessota da Silva, presentes ao evento.

Em um verdadeiro reencontro de gerações, elas fizeram relatos emocionantes da construção da luta na educação, desde a primeira direção da UTE. “Eu estava lá como Auxiliar de Serviços Gerais para participar, reivindicando melhorias para a categoria, que não recebia sequer o salário mínimo. A gente comia arroz com farinha e sentia o cheiro de carne que vinha da casa dos vizinhos”, lembrou emocionada Malvina. “Depois de passados tantos anos ainda falta o reconhecimento por parte do governo do Estado. Por isso, continuamos na luta pela valorização dos educadores e pelo respeito ao direito adquirido”, destacou Rosaura.

Conferência
Atriz e uma das fundadoras do Grupo Galpão, Teuda Bara, falou da sua trajetória de vivência e militância na arte e na educação. Segundo Teuda, a arte na educação cumpre um importante papel de trazer a cultura e a efetividade para dentro das escolas como meio agregador, como por exemplo, de combate à violência. “Educação e arte caminham juntas e não tem como separa-las.”, afirmou.  A mesa contou com a coordenação das diretoras Zaílde Figueiredo e Mirtes de Paula.

Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, Políticas Sociais e Direitos Humanos

Esse foi o tema de debates que abriu os trabalhos do Encontro, no sábado, com os convidados: Mônica Maria de Souza, professora de Ciências, diretora estadual e de formação do Sind-UTE/MG e o economista e especialista em Direitos Sociais, José Prata de Araújo. A mesa foi coordenada pela diretora estadual, Marilda de Abreu Araújo.

José Prata destacou a importância histórica da luta sindical no período da Ditadura Militar onde o uso da força militar se sobrepunha a qualquer direito.  “As conquistas de hoje são frutos das gerações passadas que pressionaram os governos ditatoriais extremistas e reacionários. O neoliberalismo no Brasil e no mundo vieram para acabar com anos de lutas e conquistas sociais. Não podemos aceitar retrocesso, temos que preservar as nossas conquistas”, defendeu.

Para o economista, a Previdência Social foi a principal parceria da mulher, reconhecendo antes mesmo da Constituição Federal a união estável como fator garantidor dos direitos femininos e posteriormente estendeu à mulher a titularidade da Previdência, contribuindo para a sua emancipação e inserção ao mercado de trabalho.

Para Mônica Maria de Souza o Sindicato sempre esteve à frente, com os movimentos sociais na batalha conjunta em defesa dos direitos dos trabalhadores em educação. “É nossa marca a luta pela melhoria da sociedade de maneira geral”, afirmou.  Ela julga impossível defender a educação sem defender a escola pública. “A UTE foi precursora porque entendeu a luta pedagógica como parte da luta sindical dos trabalhadores do ensino. Construímos uma história que nos faz iguais e únicos, desde 1979, num movimento que surgiu da base, por isso somos fortes”, concluiu.

Gênero e Poder, e Reforma Política

Em seguida, a mesa de debate foi Gênero e Poder, que contou com os convidados: Maura Gerbi, professora de Língua Portuguesa na rede privada, em Timóteo, presa política e anistiada pela Comissão Nacional da Verdade e Anistia e o deputado estadual, Rogério Correia, sob a coordenação da diretora estadual, Feliciana do Vale Saldanha.

Maura Gerbi fez um resgate histórico do movimento sindical no cenário político desde a época da ditadura até os tempos atuais. “É uma tendência das elites se apropriarem das nossas histórias como se fossem os únicos protagonistas das questões político-sociais no País”, afirmou. Ela entende que a sociedade hoje está mais organizada, mais consciente dos seus deveres e da cidadania. “Se quisermos democracia de fato não devemos votar apenas, mas, contribuir para o destino do País.” Avalia que a sociedade deve se mobilizar por questões como reforma política, redemocratização da mídia e reforma agrária.

Na questão de gênero, Maura afirma que a discriminação e a desigualdade são uma realidade. “Resistimos à ditadura civil militar de 64, defendendo objetivos gerais e, atualmente, precisamos abraçar a política com generosidade. A mulher luta e é generosa porque quando ela avança, ampliam-se as conquistas para toda a sociedade”, concluiu.

O deputado Rogério Correia afirmou ser necessário aprofundar no debate sobre as reformas, incluindo a participação dos movimentos social e sindical nas discussões nacionais. “Não acredito que a reforma política será feita pelo Congresso Nacional. É fundamental a participação popular nessa discussão. Nesse sentido, o Plebiscito pela Reforma Política já atingiu 7,5 milhões de assinaturas, o que representa uma politização dos brasileiros ansiosos, por com mudanças estruturais que, necessariamente, precisam passar antes pela reforma política.”

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Material para conscientização sobre o Projeto de lei 5.591/14 - terceirização

Estamos disponibilizando aqui o material usado na última reunião de ASB's, realizado no dia 28 de novembro.
As imagens são do slide com material explicativo (disponível também em arquivo ppt para download). O segundo é um vídeo da campanha da Anamatra em conjunto com o Movimento Humanos Direitos (que também pode ser baixado em seu computador).









    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com