quarta-feira, 23 de julho de 2014

A História do movimento sindical de trabalhadores em educação é tema de entrevista no programa Outras Palavras

Você conhece a história das lutas dos professores e funcionários da rede estadual de Minas Gerais? Você já ouviu falar na greve de 1979? Ou na UTE-MG? Para quem assistiu o programa Outras Palavras, na TV Band Minas no último domingo (20 de julho), pode saber um pouco mais sobre a história do movimento sindical docente mineiro.

Em entrevista ao programa, o prof. Cássio Diniz - diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu -  faz uma releitura desse período, lembrando que, à época, o Brasil vivia sobre a ditadura civil-militar. O movimento sindical, especialmente os trabalhadores em educação, se despontaram como protagonistas de uma luta importante que resultou na criação da União dos Trabalhadores em Educação (UTE), e, mais tarde, no Sind-UTE/MG.

Segundo Cássio, o ano de 1979 foi um divisor de águas em Minas Gerais. O fenômeno do sindicalismo aqui, nesse período, era baseado no associativismo docente, no qual os professores se organizavam a partir de entidades que se apresentavam mais por um caráter missionário e sacerdotal do que pela luta classista.


Mas, a partir do momento em que os educadores começaram a assumir uma postura combativa, as entidades não acompanharam esses anseios e então veio a ruptura. “A greve de 79 foi marco não somente porque colocou nas ruas os trabalhadores em educação ou por ter defendido questões econômicas e corporativas, mas, pelo questionamento que fez à ditadura civil-militar, enfrentamento que outras entidades, a exemplo da APPMG e do Sinpro, não fizeram naquele momento, abrindo espaço para criação da UTE”, revela o professor.

Por último, o prof. Cássio diz que é importante que a categoria tenha conhecimento de sua história, e principalmente, contribua para construção dessa mesma história.

Para quem perdeu o programa na TV, assista abaixo a entrevista:




Professor Cássio Diniz apresentando seu livro "História e consciência de classe na educação brasileira", na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (10/12/2015)

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com