domingo, 20 de janeiro de 2013

Professores das Ueba protestam durante a Lavagem do Bonfim


Os professores foram às ruas em Salvador, durante a tradicional Lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (17), e protagonizaram mais um ato de protesto em defesa das Universidades Estaduais e da Educação pública de qualidade. A participação de vários sindicatos e dos movimentos sociais no cortejo tem sido importante, representando mais um espaço de denúncia dos problemas enfrentados pelas categorias e pela população de baiana.

Misturando-se aos quase meio milhão de pessoas presentes na festa, o “bloco” dos docentes, animado por uma charanga, utilizava camisas, faixas e pirulitos que contribuíram para que o protesto chamasse ainda mais a atenção dos participantes do cortejo à Basílica do Bonfim.

O Fórum das ADs ainda distribuiu flores com mensagem que solicitava o apoio da população ao movimento. Em vários momentos os docentes foram aplaudidos e receberam muitas demonstrações de solidariedade. Estiveram presentes na caminhada junto com os docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes, além dos que se aglutinaram no animado e descontraído protesto.

Em função das férias docentes, as próximas mobilizações serão retomadas em março. O Movimento Docente das Ueba se prepara para a reunião com a Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), a ser realizada no dia 29 deste mês, às 9h, na Secretaria da Educação (SEC), onde será discutida a situação do quadro docente das Ueba, que sofrem com a inexistência de vagas para novos concursos e as promoções na carreira.

Depois de dizer que “analisando o quadro docente das Ueba, reconheço que o da Uefs está estrangulado”, Nildon Pitombo, coordenador da Codes, se comprometeu em debater a situação dentro das secretarias do governo e encaminhar uma proposta ao MD. 

Fonte: Adufus

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com