quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CNTE publica moção de apoio aos educadores de MG


"A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2.5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, a qual o Sind-UTE/MG - Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais e afiliado, vem a público manifestar seu irrestrito APOIO a paralisação total das atividades escolares por 48 botas, por entender que a luta por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação publica e legítima.

Para a CNTE, somente mobilizados e organizados, os(as) trabalhadores(as) em educação poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino. A deflagração de greve e o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho.

Neste sentido, a direção da Confederação espera que Excelentíssimo Senhor Antonio Anastasia. Governador de Minas Gerais, cumpra os compromissos assumidos com os educadores mineiros, reconhecendo, na prática, o direito constitucional á livre associação sindical e, conseqüentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação publica.

Assim, a CNTE espera que seja encaminhada, com urgência, uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, com o intuito de evitar uma nova greve, sobretudo atendendo aos anseios da população por educação publica de qualidade e da categoria por dignidade c reconhecimento profissional, de forma permanente

Brasília (DF). 24 de Setembro de 2010
Roberto Franklin de Leão
Presidente "

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novo horário dos plantões no sindicato

Atenção.

Houve mudanças do horário de nosso plantão na sede do Sind-UTE/MG em Caxambu.

Segunda: das 14h às 16h
Terça: não há
Quarta: das 14h às 17h
Quinta: das 14h às 17h
Sexta: das 14h às 17h

domingo, 26 de setembro de 2010

ANÁLISE DA ATUAL CONJUNTURA - Mobilização de 24 e 24 de setembro e Assembleia Estadual

para baixar o texto em pdf, clique aqui.
.
Prezados (as) trabalhadores e trabalhadoras em educação.
.
Nesta sexta-feira última, dia 24, o Sind-UTE convocou paralisação e mobilização de toda categoria como resposta a três problemas principais:
.
• Erros que ocasionaram prejuízo a milhares de servidores no reposicionamento por tempo de serviço;
• Ausência de concurso para as áreas de filosofia, sociologia e ensino religioso;
• Não contagem do tempo de serviço de efetivados e designados para o concurso público.
.
Circunstâncias das mais variadas (reposição de aulas, realização de cursos pré-agendados, etc.) impediram que muitos dos nossos valiosos e combativos colegas participassem desta mobilização.
Ainda assim, houve bons debates, como expressão do bom combate de idéias e de propostas.
.
Às 09 h, houve um conselho geral realizado no CREA/MG, no bairro Santo Agostinho. Em seguida, às 15 h, ocorreu Assembleia Estadual da categoria, com manifestação no pátio da ALMG.
.
A categoria não poderia passar todo o processo eleitoral sem conseguir realizar uma reflexão sobre nossa atuação coletiva. É sintomático o quanto o governo e sua poderosa máquina - bem como a oposição - tem dirigido o seu discurso para atrair milhares de professores, ASB´s e ATB´s, pois nosso movimento chamou a atenção de Minas e de parcela do Brasil, demonstrando o quanto chegamos a uma situação de miserabilidade. Tal fato mostra o quanto as carreiras da Educação estão desvalorizadas.
.
No entanto, precisamos saber de qual lado estamos e quem está ao nosso lado. Citando Gandhi, “chame a todos, convide a todos. Se ninguém vier, vá sozinho. Faça a sua parte!” Todos nós somos responsáveis pela mobilização da categoria e pelo sucesso de nossas atividades.
.
Segundo as propostas da Assembleia, a Direção Estadual fez os seguintes encaminhamentos:

- Denúncia dos ataques pulverizados do governo, como demonstram as arbitrariedades aqui e ali,
as ameaças de remoção e o escancarado uso da máquina do governo em favor dos seus candidatos.
- Continuidade das mobilizações nas subsedes, com fiscalização e pressão ao governo, sobretudo às superintendências de ensino.
- Os profissionais em educação devem não apenas votar, mas também participar e formar opinião (algo que o governo também pratica), promovendo a conscientização. Este tipo de governo prejudica tremendamente nossa vida funcional, por isso não queremos choque de gestão; somente em Minas Gerais que choque é bom (algo que assusta e deixa dolorido).
.
SOBRE A CATEGORIA, O GOVERNO E AS ELEIÇÕES
.
O sindicato não pode, nem deve dizer em quem você vai votar. Mas ele pode dizer em quem NÃO votar, pois não queremos choque de gestão Nº2, congelamento salarial e falsas estabilidades.
.
Baseando-se no Termo de Acordo assinado durante a greve, o sindicato tentou, por diversas vezes, agendar reunião com a SEE e SEPLAG. Ocorreu, pois, uma reunião no dia 24 de agosto, na qual o governo se comprometeu a publicar o edital do concurso até o dia 20 de setembro. Contudo, o governo não informou as linhas gerais do concurso.
.
Antes mesmo de sua publicação, o sindicato e a categoria souberam de alguns pontos extremamente negativos do concurso:
.
1) Na perspectiva da SEE não há necessidade de se realizar concurso para as áreas de sociologia, filosofia e ensino religioso, com a justificativa de que nas escolas não existem cargos completos para tais disciplinas.
.
Sind-UTE: realização de plenárias com diversos segmentos, manifestação na Praça Sete (Dia da
Coruja – 15 de setembro), contato com sindicato dos sociólogos e associação dos filósofos para pressionar o governo.
.
2) Não valorização de tempo de serviço por titulação de efetivados e designados. Muitos acusam o sindicato de omissão, de ter “dormido no ponto”; muito pelo contrário! A categoria foi chamada antes mesmo do lançamento do edital justamente porque o sindicato sabe que haverá prejuízos irreparáveis para os profissionais que são designados e efetivados.
.
Sind-UTE: freqüentemente, a diferença entre “ser nomeado” ou “não” é de meio ponto em um concurso público. Por isto, é uma grande injustiça o não reconhecimento de anos de dedicação ao estado. Isto não é uma reivindicação de privilégio, pelo contrário: é uma reivindicação de igualdade de condições.
.
3) Reposicionamento por tempo de serviço. No dia 30 de junho, o governo fez uma opção política e eleitoral ao publicar que não faria o reposicionamento por tempo de serviço.
.
Sind-UTE: não houve competência técnica no reposicionamento, pois o que foi definidor foi o caráter político-eleitoral do processo.
.
Os servidores estão tendo idéias de grandes valores, e há grande confusão com o reposicionamento de aposentados; a escolaridade está toda bagunçada e mesmo quem não teria direito ao reposicionamento deveria avançar uma letra (3%).
.
O decreto do governador, publicado no final de agosto, trouxe profundos prejuízos. E o que é pior: as pessoas começaram a vincular o reposicionamento à nova tabela do subsídio, o que tornaria ambos muito atraentes (e manipuladores).
.
É bom esclarecer que o critério da tabela não é a letra, mas a remuneração; portanto, muitas pessoas, que já estariam no meio da carreira, voltariam para letras iniciais!
.
Essa situação se torna ainda mais difícil na medida em que o Tribunal Regional Eleitoral não enxerga o caráter eleitoral do reposicionamento; enxerga tão somente como “eleitoral” os protestos do sindicato, quando ele diz que este governo não é um governo que respeita os trabalhadores.
.
Não adianta nos iludirmos achando que a solução de casos individuais resolverá toda questão do reposicionamento; temos que nos mobilizar coletivamente para pressionar e reivindicar critérios claros junto à SEE e SEPLAG.
.
Mas como criar essa negociação?
.
Daí entramos no quarto ponto:
.
4) Lei Complementar nº 100.
.
Sind-UTE: o que torna o governo forte é sua capacidade de nos dividir; por todo tempo o governo trabalhou para a fragmentação da categoria, abrindo caminhos para o Choque de Gestão nº2. O governador usa a efetivação como um instrumento para entrar na Educação. O governo mente, dizendo que somente ele é capaz de manter a estabilidade do servidor. E mesmo não contemplando o tempo de serviço do servidor, muitos o consideram um bom governo.
.
Isto está sendo construído nas escolas, com a ajuda das superintendências e da APP/MG.
.
Fique bem claro que a Lei complementar nº 100 não é uma lei de efetivação; é uma lei previdenciária. Ela institui uma unidade gestora do regime próprio de previdência dos servidores
públicos, um conselho de presidência que fiscaliza este regime e vincula outras pessoas, que não são as efetivas, ao regime próprio de previdência.
.
Tal lei não estabelece estabilidade, ao contrário. Por vários motivos, o servidor pode ser sumariamente dispensado: por fusão de turmas; por excedência na escola; por reorganização curricular com diminuição do numero de aulas, etc.
.
Com o concurso público, quem ocupará os cargos serão os concursados. E já está em andamento uma ação civil-pública no Judiciário que, caso não seja favorável à manutenção do vínculo, acarretará na dispensa dos efetivados.
.
Por todos estes motivos, nós trabalhadores e trabalhadoras em educação temos um papel importantíssimo neste processo eleitoral. Enquanto categoria, não é um papel político-partidário, mas político-classista. Todos nós devemos promover os debates em nossos locais de trabalho e formarmos opinião. Isso não é crime, é um direito fundamental.
.
Errado é se ausentar.

Construindo um Sindicato pela Base


De vez em quando ouvimos alguns colegas nos perguntar: “quanto de aumento o sindicato conseguiu para nós?” ou “o que o sindicato está fazendo por nós?”. Infelizmente estas perguntas refletem uma cultura imposta durante anos aos trabalhadores no Brasil.

Essa cultura desestimulou a consciência de classe e individualizou as nossas relações, distanciando cada vez mais a categoria de seu sindicato. Perdemos o que construímos nos anos 80 através de maravilhosas lutas e sofremos, dia a dia, ataques dos nossos opressores, seja financeiramente ou repressivamente.

Hoje estamos enfrentando um novo desafio. Queremos resgatar a luta dos trabalhadores em educação de nossa região. E esta é a tarefa de nossa subsede. Um sindicato vivo, combativo, participativo e democrático.

Mas não bastam palavras bonitas para que ele se torne este sindicato. Para que isso ocorra é necessário tomar como princípio dois elementos básicos: independência e democracia de base.
Mas o que são?

O sindicato deve ser totalmente independente do patrão, no nosso caso o governo. Não se pode defender os interesses da categoria se existe uma ligação com o governo, que tem interesses opostos aos nossos. Buscar sempre a independência do capital, de políticos e afins torna-se uma bandeira importantíssima.

Já a democracia de base é fundamental para que o sindicato cumpra com os seus objetivos e não se burocratize. Como já foi dito, o sindicato é apenas um instrumento dos trabalhadores, e não o seu tutor. Mas para que isso ocorra é necessário garantir a participação ativa da base (da categoria) nos encaminhamentos e decisões.

É por isso que o Sind-UTE/MG subsede de Caxambu está formando o seu Conselho de RE’s (representantes de escola). Os representantes, eleitos em cada turno de cada escola, terão o papel de delegados sindicais no seu local de trabalho. Mais do que representar o sindicato nas escolas, eles representarão democraticamente seus colegas no sindicato, propondo, cobrando e contribuindo organicamente para a luta dos trabalhadores.

Em nossa caravana estamos elegendo os representantes de escola. Mas não é necessário esperar pela nossa visita. Faça a eleição em sua escola e eleja seus representantes. Entre em contato conosco e receba as instruções e a ata de votação. Faça parte desta luta também, porque unidos somos muito mais fortes!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“Carregadoras de Sonhos” participa de seleção nacional para o Oscar 2011


O Ministério da Cultura divulgou a lista dos 23 filmes que irão participar da seleção do filme brasileiro que poderá concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011, entre eles está Carregadoras de Sonhos. O filme produzido pelo SINTESE, com direção do cineasta baiano Deivisson Fiúza, retrata a vida de quatro professoras da rede pública e aborda temas como trabalho, saúde do trabalhador, o transporte público e a estrutura das escolas públicas.

O diretor do filme conta que em Salvador, “Carregadoras de Sonhos” estreou no cinema junto a grandes filmes, como Os Mercenários. “Tudo isso, independente do resultado final, já é uma grande conquista para este filme feito totalmente por um sindicato de professores. Só me resta dizer parabéns a todos nós", disse Deivisson Fiúza.

A presidenta do SINTESE Ângela Melo frisou o trabalho realizado pelo jovem diretor, Deivisson Fiúza e das quatro professoras: Maraísa, Edielma, Rose e Marta que aceitaram a corajosa tarefa de mostrar para todo o a realidade da educação pública sergipana e consequentemente da educação pública brasileira.

O Ministério da Cultura está fazendo a enquete Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?

Para votar no Carregadoras de Sonhos é só clicar aqui.

Fonte: CNTE

sábado, 18 de setembro de 2010

Paralisação das atividades e Assembleia Estadual


Nota de Falecimento

É com extremo pesar que o Sind-UTE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de MG comunica o falecimento da companheira Dalva Soares Pires , diretora da subsede de Sete Lagoas.

velório será no Conselho São Vicente de Paulo – Rua Hugo dos Santos Silva, 125, Centro, Sete Lagoas.

Sepultamento ás 14 horas no Cemitério Santa Luzia – Praça Artur Igino dias (Esquina com rua independência) – Sete Lagoas.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ato público do Sind-UTE/MG pelo concurso nas áreas de Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso

Manifestações de solidariedade à luta dos professores de Caxambu

Durante os últimos dias ocorreram na internet várias manifestações de solidariedade à luta dos professores da Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello - Mongote, em Caxambu, contra o fechamento de turmas, não só em nosso blog mas em diversos outros.
.
Gostaríamos de reproduzir aqui alguns:
.
Blog do Euler: Os colegas de Caxambu têm total solidariedade deste blog contra este tipo de economia porca, que na verdade representa um ataque à escola pública. Esta estória de remanejamento e fechamento de turmas precisa ser discutida, pois o estado recebe verba do FUNDEB referente às matrículas feitas anteriormente e não consta que ele devolve recursos à União pelas evasões que ocorrem durante o ano. Por isso, não justifica que haja demissões no meio do ano. Força na luta e muita mobilização social contra os ataques à Educação Pública de qualidade!

João Paulo Ferreira de Assis: Toda a solidariedade aos trabalhadores de ensino de Caxambu e região. Nós Professores precisamos parar de dizer amém a tudo que vem da SEE e das SRES. A união faz a força. Já mencionei aqui que a SRE de Barbacena quis exigir de nós, PLANOS DE AULA SEMANAIS. Foi a mobilização do pessoal da escola onde leciono, O Patrús de Sousa, que não deixou que a imposição se realizasse. Então, é preferível que todos os colegas estejam sempre mobilizados. Mobilização não é só nas horas de greve. É também no cotidiano.
.
Graça Aguiar: Nossa solidariedade aos professores e professoras de Caxambu.
Até quando as nossas autoridades vão se recusar a exergar que economizar na educação é uma equação que só vai favorecer a criminalidade e os gastos com segurança pública?
Não existe educação de qualidade com turmas superlotadas.
A categoria precisa se unir e lembrar aos nossos representantes que a função da educação vai além da mera estatística e da demagogia.
Parabéns pela lição de cidadania e amor à educação

Vitória parcial: prorrogado o fechamento de turmas na Escola Polivalente de Caxambu

Uma vitória parcial da educação e dos trabalhadores que se mobilizaram. O dia para o fechamento das turmas na Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello - Mingote (Polivalente de Caxambu) foi prorrogado para o dia 20 de setembro. É mais uma semana para os professores tentarem reverter esta situação. As informações são da diretora Sonia Maria, que muito tem contribuido com a luta.

Publicado Edital de Edital da Certificação para os candidatos a direção escolar 2010

Saiu semana passada o Edital da prova de Certificação para os possíveis candidatos a direção de escola. Para os interessados, acompanhe abaixo o edital:

MG 10/09/2010

EDITAL SEE Nº 03 /2010

CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL DE DIRIGENTE ESCOLAR DE ESCOLA ESTADUAL

A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, divulga normas relativas ao exame destinado à Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar.

I - DO OBJETO

1- A Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar tem por finalidade credenciar servidores para exercerem o cargo de Diretor de Escola Estadual.

2- O credenciamento obtido no exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar terá a validade de quatro anos, a contar da data da publicação do resultado final no "Minas Gerais".

II - DOS CANDIDATOS

Poderá submeter-se ao exame de Certificação Ocupacional o servidor que comprove:

1- Ser detentor de cargo efetivo ou efetivado das carreiras de Professor de Educação Básica - PEB -, e Especialista áem Educação Básica - EEB /Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional.

2- Possuir formação para o magistério obtida em Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena ou Graduação acrescida de formação pedagógica docente.

3- Ter obtido pontuação igual ou superior a 70 (setenta) pontos no último período da Avaliação de Desempenho Individual - ADI - ou na última etapa em que foi submetido à Avaliação Especial de Desempenho - AED.

III - DAS INSCRIÇÕES

1- A inscrição para o exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar será realizada no sítio eletrônico da Secretaria de Estado de Educação - SEE: www.educacao.mg.gov.br/certificacao

2- A inscrição será efetuada exclusivamente via Internet, mediante preenchimento de formulário próprio, conforme Cronograma de Execução previsto no ANEXO I deste Edital e será automaticamente confirmada quando realizada com sucesso.

3- O preenchimento do Formulário de Inscrição será de total responsabilidade do candidato.

4- A inscrição implicará conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5- Os pedidos de inscrição não confirmados por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou por outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados não serão considerados.

6- Ao candidato com necessidades especiais serão asseguradas as condições diferenciadas para o seu atendimento durante a realização das provas, desde que assinaladas no Formulário de Inscrição.

7- Será cancelada a inscrição e anulados todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, quando o candidato omitir dados, prestar declarações falsas ou inexatas no ato da inscrição, sem prejuízo das sanções administrativas e penais cabíveis.

8- Durante o período previsto para a inscrição, o candidato poderá corrigir eventuais erros no preenchimento do Formulário.

9- Caso o candidato efetue mais de uma inscrição será considerada a última inscrição realizada.

10- A partir do dia 12/11/2010, o candidato deverá imprimir o seu Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI -, que conterá informações relativas ao local de realização das provas, e apresentá-lo, obrigatoriamente, no dia da prova, caso não o receba via correio.

IV - DA PROVA

1- O exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar constará de prova com sessenta questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) opções de resposta.

2- As questões da prova versarão sobre conteúdos e bibliografia conforme o Guia de Estudos específico, organizado pela Secretaria de Estado de Educação e disponibilizado no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br.

3- A prova terá a duração máxima de 4 (quatro) horas, incluindo o preenchimento da Folha de Respostas.

4- As orientações referentes à realização da prova constarão da capa do caderno de prova que será entregue para o conhecimento do candidato 10 (dez) minutos antes do horário marcado para o seu início.

V - DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA

1- A aplicação da prova deverá acontecer simultaneamente em Belo Horizonte e nos demais municípios sedes das Superintendências Regionais de Ensino, no dia 21 de novembro de 2010, das 8h30min às 12h30min.

2- O candidato com lotação e exercício em escolas da jurisdição das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C fará prova em Belo Horizonte e os demais candidatos farão prova nos municípios sede das SRE às quais estejam vinculados.

3- O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de 30 (trinta) minutos do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

4- O acesso aos locais de realização da prova fica condicionado à apresentação obrigatória, pelo candidato, de documento oficial de identidade com fotografia e Comprovante Definitivo de Inscrição.

5- Em nenhuma hipótese será permitido:

a) ingresso no local de realização da prova após o horário previsto para seu início;

b) realização da prova fora do horário e do município registrado no Comprovante Definitivo de Inscrição;

c) ingresso de pessoa estranha ou não autorizada no local de realização da prova.

6- O candidato somente poderá ausentar-se da sala acompanhado por um fiscal, ficando vedada a consulta e o manuseio de qualquer material de estudo ou leitura.

7- Durante a realização da prova, não serão permitidas consulta e comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, agendas eletrônicas, PDAs, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletromecânico.

8- Será eliminado do processo o candidato que:

a) não comparecer na data, local e horário definidos para a realização da prova;

b) deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;

c) tratar com falta de urbanidade fiscais, auxiliares, autoridades presentes, demais participantes ou proceder de forma a tumultuar a realização da prova;

d) estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio, durante a realização da prova;

e) usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

f) deixar de atender às normas contidas no caderno de prova e às orientações deste Edital.

9- Será atribuída nota zero à questão com resposta incorreta, com mais de uma opção assinalada, sem opção assinalada, ou com rasura.

10- A substituição da Folha de Respostas por erro do candidato somente será permitida a juízo do Coordenador, em situações excepcionais.

11- Eventuais erros detectados pelo candidato nos seus dados de inscrição deverão ser comunicados ao fiscais, no momento de realização da prova, para as devidas correções.

12- O candidato poderá deixar o local de realização da prova somente 60 (sessenta) minutos após o seu início.

13- Ao terminar a prova, o candidato poderá retirar-se do local, somente após a entrega obrigatória da Folha de Respostas ao Fiscal.

14- Os dois últimos candidatos somente poderão deixar a sala juntos.

VI - DA CERTIFICAÇÃO

1- A Certificação será concedida ao candidato que satisfizer o percentual mínimo estipulado para cada competência, a ser definido segundo a análise estatística dos resultados.

2- A listagem dos candidatos certificados será divulgada no "Minas Gerais" e disponibilizada no endereço eletrônico www.educacao.mg.gov.br.

3- A Certificação é requisito indispensável para participação do candidato no Processo de Indicação de Diretor de Escola.

4- A Certificação não assegura ao candidato o direito à nomeação/designação no cargo de Dirigente Escolar pretendido.

VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1- Todas as publicações oficiais referentes à Certificação de que trata este Edital serão feitas no "Minas Gerais" e divulgadas no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br.

2- A Secretaria de Estado de Educação não se responsabiliza por quaisquer cursos, textos, apostilas, informações e outros materiais, de iniciativa de terceiros, referentes à Certificação.

3- Os prazos estabelecidos neste Edital serão observados para todos os candidatos não havendo justificativa para o seu descumprimento.

4- Serão incorporados ao presente Edital, para todos os efeitos, quaisquer aditamentos complementares relativos à Certificação que vierem a ser publicados pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Secretaria de Estado de Educação, em Belo Horizonte, aos 09 de setembro de 2010.

(a) VANESSA GUIMARÃES PINTO

Secretária de Estado de Educação

ANEXO I


Cronograma de Execução do Exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar


Etapa
Período

1- Inscrição dos candidatos
De 15 a 30/09/2010*

2- Realização da prova
21/11/2010

3- Divulgação do gabarito, ponto de corte e resultado final
15/12/2010


*As inscrições serão realizadas das 8h do dia 15/09 às 24h do dia 30/09/2010.

sábado, 11 de setembro de 2010

SIND-UTE COBRA REPOSICIONAMENTO POR TEMPO DE SERVIÇO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, VALORIZAÇÃO DOS EFETIVADOS E DESIGNADOS

O Sind-UTE/MG cobrou nesta sexta-feira (10 de setembro), reunião com a Secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilena, para discutir a respeito do reposicionamento por tempo de serviço dos/as servidores/as da educação. O Governo anunciou o reposicionamento para diversas categoria do funcionalismo, mas não apresentou um cronograma que contemplasse a educação. O momento é de apreensão, uma vez que passado o processo eleitoral, o atual governo pode empurrar esta questão para o próximo ano se reeleito ou para o próximo governador, caso seu adversário ganhe.

Outra questão que está indignando a categoria é a ausência de concurso público para as áreas de filosofia, sociologia e ensino religioso. O Sind-UTE/MG realizou plenária para mobilização da categoria para reverter esta posição da Secretaria de Estado da Educação.

Afirmamos que ainda é fundamental uma mobilização da categoria em relação ao concurso público. O Governo do Estado informou que não pretende valorizar o tempo de serviço dos/as servidores/as efetivados/as e designados/as. Esta posição é um claro desrespeito a quem dedicou uma vida à escola pública e precisa ser revertida.

Portanto, é necessário mobilização!!! Não podemos deixar para depois das eleições, pois corremos o risco do Governo empurrar estas questões para 2011 ou mesmo manter sua posição no caso do concurso público. O Sind-UTE/MG convoca toda a categoria para assembleia e manifestação no dia 24/09, com paralisação total das atividades nos dias 24 e 25/09.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Professores se mobilizam contra fechamento de turmas em Caxambu


Os trabalhadores em educação da Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello – Mingote (Polivalente) de Caxambu estão se mobilizando contra o fechamento de turmas, ordenado pela Superintendência Regional de Ensino da cidade.

O motivo alegado pela SRE Caxambu é de que houve uma evasão muito grande de alunos do período noturno, e de acordo com a resolução da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, a ordem é remanejar turmas e cortar gastos com o quadro pessoal.

Essa ação terá duas conseqüências graves. Primeiro é que o remanejamento afetará toda a estruturação dos professores nas turmas, gerando prejuízo pedagógico aos alunos. E segundo, acarretará a demissões de servidores temporários, como professores e ASB's.
.
Mas os trabalhadores do Polivalente estão reagindo contra esta situação. Na última quinta-feira (09/09) os professores fizeram uma reunião e elegeram uma comissão para estar organizando a resistência contra a medida. No mesmo dia foi redigido um ofício questionando a SRE, protocolado no dia seguinte.
.
Na sexta a comissão se reunião com a Inspetora Escolar, expondo a situação com um elemento novo: a existência de uma legislação que impede a demissão de servidores públicos em período eleitoral. Também foi acionado o Departamento Jurídico do Sind-UTE/MG em Belo Horizonte.
.
Se essa situação está acontecendo emsua escola, entre em contato conosco. Não podemos deixar que o Estado economize dinheiro em cima da qualidade do ensino e na demissão de companheiros.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Novo telefone do Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região

Já está funcionando o novo número telefônico do Sind-UTE/MG subsede de Caxambu e Região.

O número é (35) 3341-3799

Lembramos que o plantão da subsede funciona com os seguintes horários:

Caravana do Sind-UTE/MG subsede Caxambu começa a sua jornada

A caravana do Sind-UTE/MG subsede Caxambu tem mais uma parada programa em escolas da região. Desta vez é na Escola Estadual Padre Pedro, na cidade de Conceição do Rio Verde. O encontro com os trabalhadores em educação da escola será no dia 14 de setembro (terça-feira) às 17 horas.

Os primeiros passos da caravana já foram dados com uma reunião na Escola Estadual Mario Junqueira, em São Lourenço, durante o mês de agosto. A reunião foi dirigido pela diretora do Sind-UTE/MG, a professora Lourdes Carvalhaes. Antes disso, já havia ocorrido outra reunião na Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello, em Caxambu, em julho.

Se você gostaria que o Sind-UTE/MG vá na sua escola para debatermos a Lei 18.975, tirar dúvidas e eleger os representantes de escolas, entre em contato conosco.

Vamos construir um sindicato pela base!!

Boletim Informa nº18 - O informativo do Sind-UTE/MG (sede central)

Leia o Boletim Informa nº 18.
Para baixá-lo, clique aqui

domingo, 5 de setembro de 2010

Novo painel na sala do Sind-UTE/MG - subsede de Caxambu e região

Devido ao problema de localização do Sind-UTE/MG em Caxambu e a necessidade de melhor visualização da rua, está sendo confeccionado neste momento um novo painel para a subsede. Assim os servidores ou interessados em ir ao escritório poderão localizar mais facilmenteo local. Dê uma olhada no modelo.
Lembramos que o plantão provisório funciona com os seguintes horários:

Encontro com os candidados ao governo de Minas


Neste sábado ocorreu o Encontro dos Trabalhadores em Educação com os candidatos ao governo de Minas Gerais, organizado pelo Sind-UTE/MG. Segue um trecho do artigo do prof. Euler Conrado sobre o evento:

"(...) O primeiro a falar foi o Fabinho do PCB, que logo na entrada do evento me garantiu que virá ao encontro do dia 25 em Vespá. Fábio é educador da rede estadual, tem identidade com os colegas presentes e sua fala é marcada pelas propostas de mudanças na sociedade, rumo ao socialismo. Enfatizou a necessidade de se criar uma frente anticapitalista e anti-imperialista.
(...)
Em seguida falou a Vanessa Portugal, do PSTU, que é também educadora. Estava um pouco rouca, mas passou o recado sem grandes problemas. Criticou o governo FHC, o governo Federal e o governo do Faraó. Trouxe números, dados e fez uma falação bem articulada. Tanto a Vanessa quanto o Fábio reclamaram da exclusão por parte da mídia burguesa, que elege quem é mais importante para ser entrevistado, antes mesmo que o povo se manifeste nas urnas. Claro, para a mídia, povo é só um detalhe.

Logo após falou o candidato do Psol, professor Luis Carlos, com um discurso muito próximo dos dois que o antecederam. Também ele se comprometeu com João Martinho de participar do encontro em Vespá. Cada candidato teve 50 minutos para a exposição inicial e para responder às perguntas. (...)

.
Logo depois foi a vez dos candidatos do PMDB-PT, Hélio Costa e Patrus Ananias, que lá compareceram. O candidato afilhado do faraó, como já se esperava, não compareceu. Aliás, não é prática do faraó e do afilhado participarem de debates e encontros onde exista a mínima possibilidade de fazerem cobranças e questionamentos fora do padrão combinado. Para isso eles têm o escudo da nossa servil imprensa.

Hélio Costa fez uma exposição inicial aproveitando bem politicamente o espaço e o público presente, formado de educadores, majoritariamente ligados ao PT. Por isso mencionou inúmeras vezes sua ligação com o governo Lula, com Dilma e com Patrus. Prometeu pagar salários melhores, criticou a política do faraó e afilhado, sem citar o nome do faraó; criticou a isenção fiscal para a exploração do minério, por conta da Lei Kandir, coisa que infelizmente não depende só do governo de Minas. Leu os 15 pontos do programa da Educação, entre os quais a distribuição de um computador para cada aluno do ensino médio.

Na parte das perguntas, um educador cobrou um computador para os professores, também. Na resposta ele disse: claro, se vamos dar um computador para cada estudante, por que não garantir um para os professores também? (...)

Ao final do evento, já aproximando das 14h, a coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, agradeceu a todos e destacou a importância da categoria participar também da vida política do estado e do país, pois a omissão poderá contribuir para que governantes que não tenham compromisso com a Educação pública sejam eleitos. Enfatizou ainda, sem mencionar nome de candidatos ou partidos, que Minas não deseja mais um segundo governo de choque de gestão.
(...)"

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Começa hoje o PLEBISCITO NACIONAL PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA


Hoje, 1º de setembro, o plebiscito Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra. Para saber mais, acesse http://www.limitedaterra.org.br/#.

Endereço do Encontro com Candidatos ao governo de Minas foi alterado

Em comunicado, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) - Sede Central, altera o local onde se realizará o encontro com os candidatos ao governo de Minas Gerais. O novo local é Teatro do Dayrel Hotel e Centro de Convenções - Rua Espírito Santo, 901 – Centro BH/MG. O horário será às 9h00.

O objetivo do encontro será a entrega do documento com os anseios da categoria dos trabalhadores em educação, e a assinatura de compromisso pelos candidatos ao governo de MInas.

O Sind-UTE/MG subsede de Caxambu convida todos os colegas trabalhadores em educação de nossa região a participar desde evento. Entre em contato conosco até quinta-feira. Estamos avaliando como a nossa caravana irá para BH e para isso precisamos do número exato de pessoas. Não percam.

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com